Powered by BannerFans.com

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sensibilização Interditada - Protocolo 13/06/2011

Prá começar, cada um recebe uma touca e uma venda. Formando duas alas, em silêncio, acomodam suas vendas e toucas. O mestre desloca delicadamente cada um do seu lugar, formando novos pares, frente a frente. Agora inicia-se a comunicação das instruções que conduzirão a vivência.
A regra fundamental é o silêncio para que todos possam ouvir as instruções até o final antes de iniciar as respectivas ações. Sem perguntas. Aprenda com o outro caso não entenda alguma instrução. O mestre estará atento caso haja necessidade de ajudar alguém na realização.
Vocês estão próximos frente a frente. Estendam as mãos delicadamente para a frente buscando tocar as mãos do companheiro à sua frente. Enlacem suavemente as mãos e utilizem este contato para equilibrar os corpos e sentar, mantendo-se frente a frente.
Fica combinado que a mão ativa é a mão direita: ela conduz os movimentos, ela segura e entrega os materiais que serão distribuídos, ela toca. A mão esquerda é a mão passiva: ela é conduzida pelo outro, ela recebe e encaminha apenas o que recebe, ela é tocada. Para fixar esta regra, toquem-se suavemente nas pontas dos dedos utilizando esta dinâmica: a mão direita toca e a esquerda recebe o toque. Recolham as mãos ao colo.
Agora uma ala receberá um material em sua mão ativa. Em seguida este material deve ser ofertado à mão passiva do companheiro que deverá levá-lo ao nariz e aspirar levemente o cheiro.
Agora troquem o material de mãos, obedecendo a dinâmica das mãos ativas e passivas, permitindo que o material seja cheirado pelo outro. Quando estiver concluído, coloquem o material no chão e recolham as mãos ao colo.
Agora uma ala receberá outro material em sua mão ativa. Trata-se de um alimento espetado em palitos. Este alimento deve ser recebido e conduzido à boca do companheiro delicadamente. O mestre estará atento para que o alimento seja corretamente posicionado. Em seguida, quem alimentou, será alimentado. O mestre estará atento para posicionar o alimento na mão de cada um. Apenas recebam, conduzam e degustem calmamente. Quando estiver concluído, coloquem os palitos no chão e recolham as mãos ao colo.
Agora aproximem novamente as mãos e conduzam cada um a mão do companheiro ao seu ouvido. A mão passiva recebe a mão ativa do outro e encaminha calmamente ao seu ouvido. Localizado o ouvido do outro, prepare mentalmente uma canção de apenas uma vogal (aaa ou uuu, por exemplo), aproxime sua boca da mão e suavemente cante baixinho no ouvido do companheiro.
Agora troquem delicadamente de ouvido e digam baixinho uma vogal entoada com um sentimento (como um Ah! de desapontamento ou um Uuuuuu! de susto). Após, recolham as bocas e as mãos.
Aguardem que o mestre os chame e conduza para levantarem-se. Agora girem devagar em torno de si mesmos com as mãos estendidas para a frente. Agora vocês estão sós.
Silenciosamente, desamarrem as toucas e vendas e sentem-se formando uma roda silenciosa. Não haverá troca verbal de impressões sobre a experiência. A conversa esvaziaria as sensações. Depois, durante o resto do encontro, as impressões poderão ser registradas no flip ("o palco").
Agora para finalizar, cada um folheará e escolherá a página que mais lhe atrair do livro no centro da roda e poderá ler uma citação ou compartilhar uma imagem. É opcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário